Arquidiocese de Londrina

Dia: 23 de junho de 2022

23 de junho – Natividade de São João Batista

DUAS SOLENIDADES NO MESMO DIA, E AGORA?

A Solenidade do Sagrado Coração de Jesus é celebrada na sexta-feira da terceira semana depois de Pentecostes. Este ano é 24 de junho, dia em que normalmente se celebra a Natividade de São João Batista. O que fazer?

Quando há duas celebrações em um dia, o que se chama simultaneidade, prevalece a que tem preeminência e, neste caso, uma solenidade do Senhor tem preeminência sobre a de um santo, como São João Batista.

Ao contrário do que acontece com memórias ou festas, no caso de solenidades que são impedidas por um ano, são deslocadas “para o dia mais próximo que estiver livre” (Normas Universais de o Ano Litúrgico e o Calendário, nº 60).

Diante dessas duas interpretações possíveis, a então Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (hoje Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos) ordenou a antecipação da solenidade de São João Batista (Responsum ad dubia de maio 11 de 2020). Assim, no dia 23 de junho de 2022, será comemorado o nascimento do Precursor até a nona hora, e a partir da véspera de 23 de junho e todo o dia 24 de junho, será celebrado o Sagrado Coração de Jesus.

Apesar disso, a Congregação abriu uma exceção: nos lugares onde São João Batista é o padroeiro da nação, da diocese, da cidade ou de uma comunidade religiosa, no dia 23 de junho será celebrado antecipadamente o Sagrado Coração de Jesus e em 24 de junho o Precursor.

São João Batista, rogai por nós! 🙏

(Fonte: Lumen Gentium)