SACRAMENTOS

Conheça os 7 Sacramentos da Igreja Católica

Os sacramentos da nova Lei foram instituídos por Cristo e são em número de sete, a saber: o Baptismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimónio. Os sete sacramentos tocam todas as etapas e momentos importantes da vida do cristão: outorgam nascimento e crescimento, cura e missão à vida de fé dos cristãos. Há aqui uma certa semelhança entre as etapas da vida natural e as da vida espiritual.

A TEOLOGIA DOS SACRAMENTOS

O Batismo

Sacramento da Iniciação Cristã

Os interessados devem se dirigir à paróquia para uma primeira conversa com o pároco.  Ao dar-lhes as boas vindas, este os orientará como proceder para que o batismo ocorra em curto espaço de tempo. A nossa preparação para este sacramento é “personalizada”. Ela ocorrerá em conversas com a nossa Pastoral do Batismo na casa dos interessados.

Ligue para a secretaria e faça o agendamento: 43 3326-2749

Crisma

ou Confirmação

Este sacramento é recebido depois de uma caminhada de cinco anos, aqui na Arquidiocese de Londrina. A criança se matricula aos 8 anos na catequese e, depois da primeira Eucaristia, se prepara durante dois anos para receber este importante sacramento. Logo após, temos o Grupo de Jovens para receber os crismados.

Eucaristia

Celebração em memória de Cristo

O sacramento da Eucaristia, como o do Crisma, se recebe depois de uma caminhada catequética. São três anos até a criança estar preparada. Geralmente ocorre em dois momentos: uma cerimônia mais íntima para familiares e amigos e outra pública durante a missa de domingo.

Casamento

Os interessados devem conversar em primeira mão com o pároco. Existem normas arquidiocesanas sobre este sacramento, mas a nossa Secretária se encarregará de transmiti-las. Existe um processo legal necessário que demanda no mínimo dois meses.

Ligue para a secretaria e faça o agendamento: 43 3326-2749

Reconciliação ou Penitência

Para nós católicos o perdão do Senhor passa também pelo sacramento da Igreja. A confissão auricular com o padre é fundamental e deve ocorrer sempre que necessário. Na nossa paróquia o pároco está sempre disponível excepto no seu dia de folga, terça feira. Noutras paróquias os serviços são idênticos.

Unção dos Enfermos

A Unção dos enfermos é o sacramento pelo qual o sacerdote reza e unge os enfermos para estimular-lhes a cura mediante a fé, ouve deles os arrependimentos e promove-lhes o perdão de Deus. Este sacramento pode ser dado a qualquer pessoa que se encontra em estado de enfermidade, e não somente a pessoas que estão em estado de falecer a qualquer momento.

Sempre que necessário, deve-se solicitar o pároco.

Ordem

O Episcopado, Presbiterado e Diaconato

Todas as paróquias devem ter o Serviço de Animação Vocacional. A nossa está num processo de formação. Os meninos e adolescentes são acompanhados até se decidirem entrar no Seminário. Primeiro o Propedêutico ou Menor e depois Filosofia e Teologia. No final recebem o sacramento da Ordem e se tornam sacerdotes.

Dúvidas?

Entre em contato conosco!

ENVIAR MENSAGEM