Carregando

NOTÍCIAS

Orientações para a vacinação contra a febre amarela

Orientações para a vacinação contra a febre amarela

23 janeiro | Famlia

Entenda as indicações

Entenda quais são as indicações e como proceder com a vacinação contra a febre amarela:

- 6 meses a 9 meses de idade incompletos - a vacina está indicada para residentes ou viajantes às áreas em situação de emergência epidemiológica.

- 9 meses até antes de completar 5 anos - 1 dose aos 9 meses de idade; 1 dose de reforço aos 4 anos de idade (se a criança não foi vacinada aos 9 meses exatos, deve receber a dose de vacina e o reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses).

- pessoas que receberam uma dose única da vacina antes de completar 5 anos de idade - devem receber o reforço, ainda que sejam adultos, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

- pessoas a partir de 5 anos de idade, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação - administrar a 1ª dose da vacina + 1 dose de reforço após 10 anos. 

- pessoas a partir de 5 anos de idade que receberam 2 doses de vacina - não precisam receber nenhuma dose. Considerar vacinado.

- 60 anos ou mais (nunca vacinada ou sem comprovante de vacinação) - apenas após avaliação médica.

- gestante - a vacinação é contraindicada. Na impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício / risco da vacinação.

- lactantes de crianças com até 6 meses de idade - a vacinação é contraindicada até a criança completar 6 meses de idade. Caso tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso por 28 dias após vacina.

- viajantes - para viagens internacionais, seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional. Para viagens para área com recomendação de vacina no Brasil: vacinar, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de 1ª vacinação. O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação. 

 

Fonte: Ministério da saúde

© 2020 Criação e Desenvolvimento Opportuni e Pequeno Grande Site