Carregando

NOTÍCIAS

Cuidados com a Voz

Cuidados com a Voz

08 abril | Famlia

Um lembrete da Pastoral da Saúde!

Anualmente, a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e vários setores relacionados à Saúde Vocal, vêm comemorando no dia 16 de abril, o "Dia Mundial da Voz", com objetivo de nesse dia e na semana que o circunda, promover a conscientização da população sobre a importância da voz humana para a comunicação, bem como realizar conscientização de sinais e sintomas que favoreçam o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe, que podem comprometer a qualidade de vida e a própria sobrevida dos indivíduos. 

A celebração do "Dia Mundial da Voz" é de extrema importância e representa uma oportunidade única de disseminar conhecimento, orientar a população, promover ações de saúde e auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais. 

Sintomas como rouquidão, pigarro constante, falhas na voz, cansaço ao falar, voz fina ou grossa demais podem ser sinais de problemas. Observe se eles melhoram quando você permanece por alguns dias sem falar muito e se pioram em situaçõesem que usa mais a voz. Caso os sintomas durem mais de 15 dias, você deve consultar um médico otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo.



Problema vocal não escolhe sexo nem idade. Qualquer pessoa, em qualquer idade, pode apresentar alterac?a?o vocal. No entanto, as pessoas que utilizam muito a voz socialmente (ex.: festas, bares, reunio?es) ou profissionalmente (ex.: aulas, shows, ensaios, palestras, vendas) têm mais risco de apresentar problemas vocais. Estas devem ficar atentas aos primeiros sinais ou sintomas de mudança na voz. 

Aqui em Londrina alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da UNOPAR e do mestrado e doutorado em Ciências da Reabilitação UEL/UNOPAR estarão promovendo atividades relacionadas a prevenção, orientações e avaliações vocais  conforme o cronograma abaixo. As atividades são gratuitas e direcionadas ao público em geral, em especial aos profissionais da voz e integrantes de corais e pastorais da música.

A programação prevê panfletagem e orientações sobre saúde vocal aqui em nossa Paróquia (Santana) no dia 10 de Abril, domingo, às 20h. Todos estão convidados a participar! Abaixo, veja  a programação completa:



RESPONSÁVEIS

Profa. Dra. Luciana L. M. Marchiori
(Profa. no Programa de doutorado em Ciências da Reabilitação UEL/UNOPAR – Partoral da Saúde da Santana)

Fonoaudióloga Jaqueline Martini Cogo 
 (Fonoaudióloga no Centro Social Coração de Maria)

Profa. Me. Daniela Barbosa
(Professora no Curso de Fonoaudiologia da UNOPAR)

© 2020 Criação e Desenvolvimento Opportuni e Pequeno Grande Site